janeiro 20, 2016

OUTRAS PALAVRAS: Um socialista disputa a Casa Branca; São policiais. Querem outra polícia; Brasil: desigualdade é pior do que se pensava; Fundamentalismo: país cria Dia do Evangelho; Mario Sabato diz não a revisionismo na Argentina; Boi neon e a animalidade sublime do ser humano; Sem desculpas para o estupro romantizado

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 604 - 14/1/2016



Um socialista disputa a Casa Branca
Que estranho fenômeno político leva Bernie Sanders a reunir multidões e avançar nas pesquisas, resgatando heróis revolucionários e defendendo ideias opostas às do establishment. Por Bhaskar Sunkara (Outras Palavras)

São policiais. Querem outra polícia
Sofrem pressões, preconceito e represálias, mas não desistem. Conheça a luta de quem está obtendo vitórias, ao lutar por uma instituição que proteja os cidadãos, em vez de humilhá-los. Por Luiza Sansão, na Ponte (Outras Mídias)

Brasil: desigualdade é pior do que se pensava
Novos estudos indicam: distribuição de riqueza melhorou na última década, mas sem afetar os ultra-ricos. Só Reforma Tributária corrigiria tal distorção. Por Marcos de Aguiar Villa-Bôas, na IHU (Outras Mídias)

Fundamentalismo: país cria Dia do Evangelho
Nem Saci, nem Halloween: lei sancionada por Dilma transforma o 31 de Outubro em data para divulgar informação religiosa. Onde está o Estado laico? Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Mario Sabato diz não a revisionismo na Argentina
Cineasta rejeita homenagem que eliminaria nome de Kirchner e diz que seu pai, Ernesto Sabato, não deve ser usado para dividir os argentinos (A.L.C.) (Blog do Alceu Castilho)

Boi neon e a animalidade sublime do ser humano
Em novo filme da moderna safra pernambucana, Gabriel Mascaro cria personagens complexos e contraditórios e transita por psicanálise e filosofia sem perder jamais poesia e capacidade de contar uma história. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)

Sem desculpas para o estupro romantizado
Nenhum tema deve ser censurado. Mas versão da Globo para "Ligações Perigosas" altera um romance do século XVIII apenas para naturalizar violência e reafirmar cultura machista. Por Melissa Suárez (Outras Palavras)


Nenhum comentário: