janeiro 29, 2016

Os dias com ele (BLOG DO IMS)

PICICA: "A diretora Maria Clara Escobar se propõe a realizar um documentário sobre seu pai, o filósofo e dramaturgo Carlos Henrique Escobar, preso e torturado durante a ditadura militar e autoexilado em Portugal. Autor de mais de 30 livros, entre filosofia, poesia e ensaios, Carlos se recusa a fazer o filme proposto por Maria Clara. Maria Clara não quer fazer o filme a que seu pai se dispõe. “Os dias com ele” se dará no agenciamento desse embate." 

Os dias com ele

  • Produção (Brasil, 2013. 105’)
  • Direção Maria Clara Escobar
A diretora Maria Clara Escobar se propõe a realizar um documentário sobre seu pai, o filósofo e dramaturgo Carlos Henrique Escobar, preso e torturado durante a ditadura militar e autoexilado em Portugal. Autor de mais de 30 livros, entre filosofia, poesia e ensaios, Carlos se recusa a fazer o filme proposto por Maria Clara. Maria Clara não quer fazer o filme a que seu pai se dispõe. “Os dias com ele” se dará no agenciamento desse embate. 

O filme foi realizado em duas viagens a Portugal, a primeira de quatro meses, a segunda de dois meses, “e um método mais automático do que resultado de uma reflexão” – observa Maria Clara –, “ele usando a construção das palavras e eu, o aparato da câmera. Ele repetindo um método de construir e eu, um de desconstruir. O que retrata e o retratado. O que olha e o que é visto. E, por que não, dentro dessa mesma lógica de relação de poderes negociados e apropriação de sua matéria, o que é pai e a que é filha. Repetimos muitas vezes este procedimento; e de maneira estranha, através da repetição, íamos nos aproximando e conhecendo pouco a pouco as armadilhas de cada um e talvez as armadilhas em que cada um estivesse preso”.

Fonte: BLOG DO IMS

Nenhum comentário: