PICICA: "Tudo o que você sabe sobre a Vale S.A. é só uma parte do que a empresa realmente é."
Buraco do Rato – um documentário sobre a Vale S.A.
Tudo o que você sabe sobre a Vale S.A. é só uma parte do que a empresa realmente é.O documentário “Buraco do Rato”, produzido pela Equipe de Comunicação do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração (CNDTFM) mostra o lado negro da Vale, que foi privatizada a preço de banana pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
No canal do CNDTFM no YouTube, o Comitê publicou sobre a Vale S.A.: “Uma empresa sem escrúpulos, sem moral, que usa de subterfúgios para atingir a meta do lucro a qualquer custo.
Privatizada a preço de banana no governo Fernando Henrique Cardoso, seguiu minerando, destruindo, poluindo e matando sem qualquer interferência do Estado Brasileiro.
Suas principais ferrovias e portos foram construídos com dinheiro público, não, mas isso não retornou em impostos para estados e municípios, pois a Vale é beneficiada por uma porção de isenções fiscais.
Veja um exemplo, em 1997, ano da privatização fraudulenta da Vale, é beneficiada pela Lei Kandir, que entre outras coisas isenta de ICMS a exportação de produtos manufaturados. Só entre 1996 e 2013, só de ICMS a Vale deixou de pagar, pelo benefício da Lei Kandir, R$ 20 bilhões só para o estado do Pará.
Leia também:
– Vale, a pior empresa do mundo
– Na lama da Samarco: o casamento do PMDB com as empresas de mineração
Mas não lhe cabem só estas mortes. Quantos funcionários perderam suas vidas trabalhando em suas operações? Quantos perderam a vida atropelados pelos seus trens de minérios? Quantos morreram doentes pela contaminação da água, do solo e do ar?
Mas só isso não era suficiente, ela espiona, infiltra pessoas nos movimentos, ela quer impor uma ditadura dentro do estado brasileiro.
Em maio de 2013, o ex-funcionário do departamento de segurança empresarial da Vale, André Almeida entrou com uma representação no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. Uma infinidade de emails, planilhas, fotos, vídeos e notas fiscais foram apresentados por ele como evidências do que a Vale fez: infiltração em movimentos sociais, o pagamento de propinas a funcionários públicos da polícia federal e de órgãos justiça em São Paulo com o objetivo de obter informações para investigações internas. Quebra de sigilo bancário, acesso ilícito à informações reservadas da Receita Federal, e do sistema infoseg, grampos telefônicos e dossiês de políticos, representantes de movimentos sociais e jornalistas.
O Buraco do Rato, produzido pelo Comitê retrata esta história.
Depois de assisti-lo, nos responda: Quanto Vale a Vale?”
Fonte: REVISTA ECOLÓGICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário