janeiro 23, 2016

OUTRAS PALAVRAS: Quando a mídia fica à beira de um ataque de nervos; Outros Quinhentos-2016 entra em fase decisiva; O Banco Central contra o Brasil; Sobre velhos e velhacos; No país dos Pinheirinhos invisíveis; Câncer: as notáveis células de defesa; Do primeiro choro ao livro da vida; Em O Abraço da Serpente, selva, morte e nosso labirinto; Agenda: Para entender a fundo os sentidos de Bem Viver

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 607 - 22/1/2016



Quando a mídia fica à beira de um ataque de nervos
Como a ascensão de candidatos e idéias à esquerda faz os conservadores perderem as estribeiras. Estudo dos casos inglês e norte-americano. Por Glenn Greenwald (Outras Palavras)

Outros Quinhentos-2016 entra em fase decisiva
Para manter-se autônomo e vibrante, Outras Palavras precisa arrecadar mais R$ 142,8 mil, nas próximas dez semanas. Como participar de nossa mobilização final – e receber livros em contrapartida (Blog da Redação)

O Banco Central contra o Brasil
Como, durante quatro anos, os diretores produziram relatórios tendenciosos e divulgaram previsões absurdas, para elevar taxas de juros -- favorecendo banqueiros e aristocracia financeira. Dilma, insegura, validou a trama. Por Luis Nassif, em seu blog (Outras Mídias)

Sobre velhos e velhacos
Kim, da "Folha" é um garoto da ordem. Expressa, de forma confusa, os anseios de uma classe média sem projeto nem visão de país, que –sentindo-se insegura– busca apoio nas bengalas do conservadorismo. Por Guilherme Boulos (Outras Palavras)

No país dos Pinheirinhos invisíveis
Quatro anos após reintegração famosa em SP, despejos na Bahia e Rondônia mostram que pessoas seguem sendo tratadas como coisas; sem direito à terra e à moradia. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Câncer: as notáveis células de defesa
Organismo tem recursos conhecidos, para evitar que tumores desenvolvam-se. Quais são. Como atuam. Que atitudes e modos de vida podem estimulá-los ou inibi-los. Por Sylvia Lopes (Blog da Redação)

Do primeiro choro ao livro da vida
Em Corpo de Festim, Alexandre Guarnieri propõe-se indagar sobre a vida ampliando seu sentido – não por meio da biologia, mas da palavra. Por Rafael Zacca (Outras Palavras)

Em O Abraço da Serpente, selva, morte e nosso labirinto
Intrigante e denso, filme colombiano que disputa Oscar é uma espécie de Que Horas Ela Volta radical, que ousa revolver sem medo relações entre colonizador e colonizado. Por Vanderlei Mastropaulo, na revista Calle2 (Outras Mídias)

Agenda: Para entender a fundo os sentidos de Bem Viver
Um dos pensadores mais empenhados em superar ideologia do “desenvolvimento” debate, em três cidades brasileiras, alternativas à lógica capitalista de estar no mundo para acumular. Por Tadeu Breda (Blog da Redação)

Nenhum comentário: