Boletim de atualização - Nº 601 - 7/1/2016
Diante dos riscos de barbárie, agora presentes em toda parte, voltam a surgir iniciativas inovadoras. Terão êxito? Como evitar repetição de erros trágicos? (na imagem, Pablo Iglesias, líder do Podemos, e Ada Colau, prefeita de Barcelona). Por Boaventura de Sousa Santos (Outras Palavras)
Armas nucleares: 70 anos de mentiras
História do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) revela: por jamais cumprirem cláusulas que preveem seu desarmamento, cinco grandes potências atômicas estimulam projetos como o da Coreia do Norte. Por Georges la Guelte (Outras Palavras)
E se a imprensa cobrir de verdade os temas indígenas?
“Querida Grande Imprensa, vamos além de Santa Catarina? Eu queria lembrá-la de outras pautas indígenas esquecidas; crianças mortas, povos confinados, apartheid; nunca será tarde”. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)
Crise global nas bolsas: não culpem Shangai
Mídia vê na queda do crescimento chinês a causa dos novos terremotos nos mercados financeiros. Mas Banco Mundial reconhece: quem está muito mal é o sistema. Por Antonio Martins (Blog da Redação)
Assim se desfaz a herança do Lulismo
Em meio a uma crise que se aprofunda, Dilma e Lula encontram-se em Brasília – mas parecem incapazes de enfrentar a armadilha financeira em que aprisionaram a si próprios e ao país. (A.M.) (Blog da Redação)
A hipocrisia é uma arma quente, dos EUA ao Brasil
País discute revisão do porte de armas, 12 anos após lei que salvou 160 mil vidas; grande imprensa aceita agenda da direita (A.L.C.) (Blog do Alceu Castilho)
Reportagem em Afuá, a singela Amsterdam brasileira
Na ilha de Marajó, uma cidade de 35 mil habitantes convive em harmonia e frugalidade com a floresta, o rio-mar e um meio de transporte universal: a bicicleta. Por André Julião, na National Geographic (Outras Mídias)
Para conhecer Orson Welles, o desmesurado
Saem em DVD nove filmes indispensáveis de cineasta que enxergou a grandeza e a fragilidade humanas, o caráter vão da riqueza e a fugacidade do poder. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário