janeiro 06, 2016

OUTRAS PALAVRAS: A democracia em declínio e os tambores da guerra; Arábia Saudita, o verdadeiro Estado Islâmico; Nas periferias brasileiras, nasce um novo feminismo; Assim se produzem policiais violentos; Quatro (ou cinco) degraus de aprendizagem; Parkour em Gaza: criar em meio à devastação; Outra Olimpíada será possível?; O ano em que o teatro carioca zombou da crise

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 600 - 5/1/16



Enfraquecidos pela ditadura financeira, governos veem-se impotentes, desgastam-se, são derrotados. Surge uma tentação: e se saída estiver no ódio ao outro e nas armas? Por Immanuel Wallerstein (Outras Palavras)

Arábia Saudita, o verdadeiro Estado Islâmico
Retrógrado, misógino, intolerante, Reino de Saud financia e estimula o ISIS. Decapitou 47 opositores, no primeiro dia do ano. É o grande aliado do "mundo livre" no Oriente Médio… Por Nuno Ramos de Almeida (Outras Palavras)

Nas periferias brasileiras, nasce um novo feminismo
Com textos poéticos, campanhas e vídeos, grupo de jovens descobre caminhos para desafiar a dominação patriarcal onde ela é mais crua e violenta – nas bordas das metrópoles. Por Inês Castilho, na página da Oca Tupiniquim, parceira de Outras Palavras (OCA)

Assim se produzem policiais violentos
Privação do sono. Pauladas. Gás lacrimogênio. Humilhações constantes. PMs submetem jovens recrutas a “treinamento” bárbaro, e formam uma polícia brutal. Por Thiago Guimarães, na BBC Brasil (Outras Mídias)

Quatro (ou cinco) degraus de aprendizagem
Romper com paradigmas tradicionais de Educação exige preparar-se para ensinar criativamente. Um passo decisivo é examinar o processo do aprender. Por Alex Bretas, nas 50 Ferramentas para uma Educação Fora da Caixa (Outras Palavras)

Parkour em Gaza: criar em meio à devastação
Em meio a prédios destruídos, centenas de jovens palestinos correm, pulam e dizem: "Não sabemos do futuro, é é a única coisa que nos faz sentir livres". Por Loulou D'Azy, na Vice (Outras Mídias)

Outra Olimpíada será possível?
Um relato dos I Jogos Indígenas Mundiais. Um ano antes da Rio-2016, esportes inusitados, protestos políticos constantes e um clima de confraternização oposto ao mercantil. Por Eliana Loureiro (Outras Palavras)

O ano em que o teatro carioca zombou da crise
Breve balanço da temporada 2015: nem recessão econômica, nem decadência política, impediram ousadia estética, fusão com outras linguagens, verdade sem disfarces. Por Wagner Correa de Araujo (Outras Palavras)


Nenhum comentário: