PICICA: "Jörg Riethausen é um fotógrafo que tem interesse nas formas femininas
durante a gravidez. As suas imagens conseguem capturar mais do que
beleza: elas são eróticas e sensuais num momento da vida das mulheres em
que não estamos habituados a olhá-las desta forma."
Jörg Riethausen: a sensualidade na gravidez
Demi Moore foi a primeira celebridade a posar nua e grávida para uma revista. Em Agosto de 1991 a fotógrafa Annie Leibovitz fez a famosa capa para a Vanity Fair e o que a princípio gerou controvérsia e alguma crítica tornou-se uma tendência no mundo da fotografia. Depois deste "pontapé-de-saída", muitas celebridades seguiram a corrente, como Britney Spears, Katie Holmes ou Angelina Jolie. Mais recentemente, Claudia Schiffer e Penélope Cruz aceitaram o desafio para a Vogue. Em 2009, Nadia Larguet, apresentadora de um programa infantil em Marrocos, foi a primeira mulher de um país muçulmano a posar nua e grávida para uma revista.
Jörg Riethausen, fotógrafo alemão de 53 anos, segue esta tendência no trabalho que apelida "erotic pregnant". Tudo começou em 1995 quando tirou as primeiras fotografias de mulheres sensuais com uma máquina de rolos Pentacon Six. Em Outubro do mesmo ano, transformou a sua sala-de-estar num estúdio e o seu hobby tornou-se muito mais sério. Em Janeiro do ano seguinte, empregou-se na agência de publicidade Chemnitz, como assistente de fotografia. Depois de ter sido mecânico e trabalhado em escritórios, tinha descoberto a sua vocação: a fotografia.
Riethausen cresceu no mundo comunista da Alemanha oriental e, apesar de ter comprado a primeira máquina fotográfica com apenas dez anos, foi apenas depois de uma grande viagem de re-descoberta à Índia que se deu conta da paixão pela fotografia. Ao longo dos anos desenvolveu qualidades técnicas, mas devido ao seu interesse no lado humano da arte, despediu-se e dedica-se hoje inteiramente ao seu estúdio. As séries "erotic pregnant" vieram depois.
O fotógrafo alemão sempre se sentiu fascinado pelas formas da mulher durante a gravidez, mas de uma forma diferente da retratada normalmente. Posteriormente a ter descoberto o seu interesse pelo tema, o desafio foi encontrar as modelos correctas para o trabalho. Primeiro, foi necessário selecionar mulheres grávidas e atraentes e, depois, convencê-las a posar para a objectiva de forma sensual. O conflito vem do facto de "as mulheres se sentirem mães no final da gravidez, mas eu queria tirar fotografias eróticas", adminiu Riethausen. Mas a sua persistência vingou: depois de ter imaginado este trabalho pela primeira vez em 2000, em 2002 conseguiu as primeiras imagens.
Mais trabalhos no site do artista Jörg Riethausen.
Diana Caldeira Guerra
A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do anoFonte: OBVIOUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário