maio 06, 2008

Empregados de rizicultor atiram em indígenas em Roraima

Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr - Raposa Serra do Sol - RR-BR
Cimi - Assessoria de Imprensa
Segunda-feira, 5 de maio de 2008


Empregados de rizicultor atiram em indígenas em Roraima

Na manhã desta segunda-feira (5/5), pelo menos 10 indígenas que vivem na terra Raposa Serra do Sol, no noroeste de Roraima, foram atacados por um grupo de empregados da Fazenda Depósito, do rizicultor Paulo César Quartieiro, prefeito de Pacaraima. Segundo as informações repassadas pelo sistema de radiofonia do Conselho Indígena de Roraima (CIR), os pistoleiros chegaram atirando sem dar chance de defesa às vítimas. Um dos indígenas está em estado gravíssimo, após ser baleado no ouvido e nas costas. A Polícia Federal levou as vítimas para serem atendidas em Boa Vista, capital do estado.

Marcy Picanço Cimi - Assessoria de Comunicação (61) 2106 1650/ 9979 7059
www.cimi.org.br

******
Leia a íntegra da carta do CIR às autoridades

“Conselho Indígena de Roraima

Carta nº. 355/08 – CIR Boa Vista – RR, 05 de maio de 2008.

Às autoridades,

Prezados Senhores,

Vimos a informar que na manhã de hoje (05/05/2008) às 10:00, foram baleados 10(dez) indígenas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima, por disparos de arma de fogo efetuados por jagunços do arrozeiro Paulo César Quartiero.

Os indígenas são: ALCIDES, JEREMIAS, LENE, GLENIO, TIAGO, ERIVALDO, XAVIER, CLEBER e mais dois. O último indígena está em estado bastante grave, atingido por tiros na cabeça, ouvido e nas costas.

As comunidades indígenas da TI Raposa Serra do Sol estavam construindo suas casas em sua terra, quando uma caminhonete e 05 (cinco) motoqueiros, vindo da Fazenda Deposito, de ocupação do arrozeiro Paulo César, chegaram logo atirando por todos os lados no sentido de impedir que os indígenas construíssem suas malocas.

Um dos pistoleiros foi identificado como “Roberto”. Logo que efetuaram suas armas de fogo fugiram. Os indígenas estão sendo encaminhados a Boa Vista juntamente com a Policia Federal.

Inúmeras vezes o CIR e as comunidades indígenas têm denunciado que os arrozeiros invasores tem impedido o livre transito dos indígenas e levado pistoleiros para suas fazendas e nada tem sido feito. Os conflitos ora ocorrido na TI Raposa Serra do Sol, razão da disputa sobre a terra, vem confirmar a necessidade de punir o arrozeiro Paulo César Quartiero, mandante dos atos de violência e retirá-lo imediatamente de nossas terras.

As comunidades indígenas estão bastante revoltadas com tudo que tem ocorrido dentro de sua casa, onde são humilhadas, os bens destruídos e ainda seus membros ameaçados e baleados.

O Conselho Indigena de Roraima – CIR, diante das violações dos direitos humanos dos povos indígenas na TI Raposa Serra do Sol, vem solicitar providencias URGENTES e IMEDIATAS.

Atenciosamente,

Terencio Manduca
Vice-Coordenador do CIR"

Nenhum comentário: