maio 09, 2012

Luiz Vasconcelos, premiado fotógrafo do World Press Photo, está entre os mais reproduzidos na internet

PICICA: Conheci-o em Tabatinga, na tríplice fronteira do norte brasileiro, quando ali me econtrava pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), como Pro-Reitor de Extensão, numa reunião regional do SBPC. Luiz Vasconcelos me contou a história da sua premiada fotografia, história que mereceria uma outra reportagem. Trata-se de um episódio que marcou a cidade de Manaus por ocasião da reintegração de posse de uma área ocupada pela população sem-teto, entre eles vários indígenas. Conheci, antes, a versão policial num Curso de Segurança Pública na UEA. Garanto que a história, segundo o Luiz, é mais rica em detalhes quanto à violência que recaiu sobre aquela população. Mas essa é uma outra história. Hoje uso esse espaço para homenagear o fotógrafo acriano, residente em Manaus, mais reproduzido na internet quando o assunto é violência nos canteiros de obra de hidrelétricas na Amazônia, ora no rio Madeira, ora no rio Xingu. É isso mesmo! Sua fotografia vem sendo utilizada, sem os devidos créditos, para ilustrar um fato que ocorreu a milhares de quilometros da referida usina. Eu que já tive uma fotografia surrupiada por uma editora em Manaus, sei como é desagradável o fato em si, sobretudo quando associado a informação distorcida. Ao tempo que presto homenagem a esse magnífico fotógrafo, faço o devido desagravo, sem nenhuma esperança de possível reparação, tal é a violência da replicação virtual. Como um vírus ela foi replicada numa velocidade sem controle. Ao menos meus leitores ficam informados, e quem sabe reduzam a desinformação que associa um fato - a desocupação violenta ocorrida em Manaus - a outro não menos grave, como a repressão aos operários e indígenas que vivem próximos às malfadadas usinas - fruto dos equívocos desenvolvimentistas que calou o PT do norte do Brasil, sob os aplausos daqueles que conhecem a Amazônia tanto quanto os esquimós, e que estão se lixando para os povos que ali habitam em comunhão com o ambiente. Abaixo a fotografia que vem se disseminando como um vírus na internet.

  Foto: Luiz Vasconcelos/A Crítica/Agência

Foto publicada no jornal A Crítica, de Manaus, vence World Press Photo

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

Nesta sexta-feira (13/02) foram divulgados os vencedores do World Press Photo of the Year, considerado um dos mais importantes prêmios do fotojornalismo no mundo. Dentre os contemplados, está o brasileiro Luiz Vasconcelos, vencedor na categoria "Notícias Gerais", com foto que mostra a disputa de terras na Amazônia.

A foto foi publicada no jornal A Crítica, de Manaus (AM), no dia 10 de março de 2008, e mostra uma mulher indígena enfrentando um batalhão da polícia em uma disputa de terras.
Em entrevista ao Portal IMPRENSA, o fotógrafo revelou que a repercussão envolvendo a foto fez com que ele acreditasse, mesmo que de forma tímida, na consagração de seu trabalho através do prêmio. "Numa avaliação que eu fiz da repercussão nacional e internacional, achei que tinha chance [de ganhar]. Essa foto vendeu muito, foi publicada em vários jornais do mundo todo. Sabia que era muito difícil de levar, mas a expectativa era muito boa", disse.

Sobre a produção da fotografia, Luiz conta que montou acampamento, junto com a equipe de reportagem do diário, às sete da manhã e, assim como os índios e demais, esperava a chegada dos batalhões que dariam conta da desapropriação das terras. Claro, com sentimento diferente dos que seriam despejados poucos instantes depois. "A gente ficou esperando um pouco ansioso. Foi uma operação de guerra. Tudo muito bem planejado. E foram muitos batalhões...", relatou.

Em meio à cobertura do conflito, Luiz viu uma índia e sua filha (criança de colo) que perambulavam em meio à névoa de gás lacrimogênio e os cavalos da PM que avançavam. Prevendo a boa imagem, mirou sua B2H Nikkon com lente 17/55 mm e começou a clicar. "A índia juntou a menina no colo, cerrou os dentes e os punhos e foi pra cima do batalhão", disse ele. Do momento da investida da índia, até quando alguém a retirou de perto do batalhão, o fotógrafo disparou mais de 40 vezes. Ao contrário do que se supõe, ao ver o porrete do policial que desce certeiro no braço da índia, Luiz, testemunha de primeira fila da operação policial, garante que nada aconteceu a ela.
Luiz Vasconcelos
Imagem premiada no World Press Photo
A foto lhe rendeu incontáveis elogios e o reconhecimento dos profissionais de jornalismo. Luiz Vasconcelos levou o "Prêmio Vladimir Herzog" e ainda foi finalista dos prêmios Embratel e Esso.

Apesar de seu absoluto tato com cenas do cotidiano, Vasconcelos, com quase 30 anos de A Crítica, diz que prefere fotografar esporte, no caso, futebol. Não sabe explicar exatamente o motivo, mas resume sua preferência pela editoria com frase curta: "Me dou bem com futebol".

Mais Brasil

Além de Luiz Vasconcelos, os brasileiros Eraldo Perez, da Associated Press, e André Vieira, a Focus Photo and Presse Agentur, também foram reconhecidos nesta edição do prêmio, com uma menção honrosa na categoria "Cotidiano" e o terceiro lugar na categoria "Artes e Entretenimento", respectivamente.

O vencedor da principal categoria do prêmio, de foto do ano, foi o norte-americano Anthony Suau, com imagem que retrata a crise econômica nos Estados Unidos. Nela, um policial inspeciona uma casa em Cleveland, logo após o despejo de seus proprietários. A foto ilustrou matéria da revista Time, em março de 2008. 

Os contemplados receberão seus prêmios no dia 03 de maio, na cidade de Amsterdã, Holanda. A exposição das imagens começa no dia 04 e depois passam por mais de 100 cidades do mundo. 

Foto: Portal da Imprensa

Nenhum comentário: