maio 09, 2008

Núcleo Nise da Silveira, de Joinville, faz programa para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Foto: Rogelio Casado - 20 anos de Luta Antimanicomial - Bauru-SP, dez/2007
O Núcleo Nise da Silveira convida à SESSÃO ESPECIAL na Câmara de Vereadores de Joinville dia 15 de maio às 19h30, assim como para as atividades na Praça Nereu Ramos dia 16 das 9h às 15h.

A Luta "Por uma Sociedade sem Manicômios" é em substituição ao asilamento. A Reforma da Assistência em Saúde Mental às crianças, adolescentes e adultos propõe uma rede de tratamento e apoio no território, com as Equipes de Saúde da Família, os CAPS - Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Convivência, Grupos de trabalho e renda, Moradias protegidas, serviços de atenção à crise em hospitais gerais.

O núcleo “Nise da Silveira” foi fundado em 23.02.2008 por entidades não governamentais, usuários, familiares dos serviços de saúde mental, estudantes, profissionais, e demais interessados da comunidade. Tem como metas principais propiciar a conscientização da comunidade como proceder para auxiliar as pessoas com sofrimento mental e seus familiares, informar os serviços existentes no município, ser um agente desmistificador das crendices que envolvem o sofrimento mental, promover a participação de usuários e familiares no Movimento da Luta Antimanicomial (20 anos de mobilização popular para criação da Lei da Reforma Psiquiátrica) incentivando sua inclusão nos diversos conselhos, encaminhar aos órgãos competentes os eventuais desmandos no tratamento dos recursos públicos destinados à saúde mental, buscar as parcerias com outros atores sociais.

O marco desta Luta é o dia 18 de maio, data comemorada em todo o país O DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL. Assim como acontece em outras cidades, queremos que a semana que antecede essa data seja de debates, esclarecimento, recuperação da história da saúde mental no município.

Abraço solidário e antimanicomial!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: