maio 02, 2008

Seminário Nacional: Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia


Clique para ampliar
Videoconferência prepara seminário nacional sobre imagem da mulher na mídia
28.04.2008

Uma videoconferência nacional realizada na última quarta-feira deu o pontapé inicial para o desenvolvimento da primeira ação do governo federal, em parceria com o movimento de mulheres, ligada ao eixo temático Comunicação e Mídia Igualitárias, incluído no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres apresentado em março. O projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do governo federal e a Articulação Mulher & Mídia, terá como marco principal a realização do Seminário Nacional "Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia".
A realização do evento está prevista para os dias 19 e 20 de junho, em São Paulo. A coordenação do projeto prevê a participação de 200 mulheres ligadas aos movimentos organizados nos 27 estados brasileiros. Da videoconferência, realizada pelo sistema Interlegis que liga as Assembléias Legislativas e o Congresso Nacional, participaram mais de 200 mulheres em 17 estados.
Durante a videoconferência, o representante da SEPM, Guto Pires, afirmou que a iniciativa do seminário preenche uma lacuna no Plano Nacional que é a formação do movimento de mulheres para atuar nas ações de diagnóstico e monitoramento da imagem da mulher na mídia. A SEPM e a Articulação pretendem que o seminário seja um catalisador de outras atividades ligadas ao tema da mídia igualitária, especialmente a criação de uma estrutura de acompanhamento, denúncia e controle social da mídia no que diz respeito à imagem da mulher.

***
***

Seminário discutirá controle social da imagem da mulher na mídia
Bia Barbosa, para o Observatório do Direito à Comunicação
14.03.2008

Iniciativa da Articulação Mulher e Mídia e da Secretaria de Políticas paras a Mulheres pretende inaugurar um processo de formação no movimento feminista, para construir uma rede de monitoramento dos meios de comunicação.
O II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (http://200.130.7.5/spmu/docs/II_PNPM.pdf), lançado no último dia 5 de março pelo governo federal, traz um novo eixo, aprovado na II Conferência das Mulheres, realizada em agosto de 2007: comunicação e cultura. A novidade demonstra que as mulheres querem exercer participação central, ativa e constante na luta por uma outra mídia no Brasil, incluindo a defesa da democratização dos meios de comunicação, a definição de critérios transparentes para outorga e renovação de concessões e o desenvolvimento de mecanismos de controle social do conteúdo veiculado na TV.
Respondendo a esta demanda, a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), se reuniu, nesta quarta-feira (12), em Brasília, com representantes da Articulação Mulher e Mídia, grupo formado por cerca de 25 organizações do movimento feminista que, há um ano, desenvolve ações conjuntas de combate aos estereótipos e preconceitos e à mercantilização do corpo da mulher promovida pelos meios de comunicação. A reunião teve como objetivo a organização de um seminário nacional sobre o controle social da imagem da mulher na mídia, previsto para maio.
Na avaliação das entidades, a maioria das mulheres brasileiras não se reconhece na TV. Elas vêem como constantes na grade de programação a banalização do sexo e da violência, a fragilidade e subalternidade reforçadas como coisa natural, a maternidade e o casamento como única fonte de realização, o modelo inalcançável e impositivo de beleza, o que faz com que as mulheres tenham sua auto-estima rebaixada cotidianamente pelo principal meio de comunicação em massa no país.
O seminário nacional sobre controle social deve ser um espaço para a troca de idéias e experiências entre mulheres de diversas regiões do país; para o desenvolvimento de possíveis respostas da sociedade ao controle social dos meios de comunicação; e para o início de um processo de formação, visando a construção de uma rede de monitoramento da mídia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres deve lançar este ano um edital para o desenvolvimento de um Observatório da Imagem da Mulher na Mídia, nos moldes do Observatório da Lei Maria da Penha.
São esperadas cerca de 150 lideranças de organizações e movimentos de todas as regiões do Brasil, além de representantes de ministérios e órgãos do Governo que tenham afinidade com o tema, como o Ministério da Cultura, da Comunicação Social, da Educação, Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Segundo o Plano Nacional, a mídia tem um papel estratégico para o desenvolvimento dos demais eixos de políticas para as mulheres. A avaliação é a de que as políticas necessárias para a saúde, a educação, a cultura, o combate à violência e a toda forma de discriminação e para a ampliação do espaço político da mulher poderiam ter grandes avanços com uma televisão que representasse a diversidade e a pluralidade visões e fosse um espaço acessível às mulheres.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: