novembro 07, 2008

Memória curta ou segundas intenções

Gilmar Mendes - foto pubulicada em bloglog.globo.com
"Coluna do Edmar"

MEMÓRIA CURTA OU SEGUNDAS INTENÇÕES

Absurdamente extemporânea a declaração do excelentíssimo doutor juiz presidente do Supremo Tribunal Federal. Desde que se apossou da pompa do cargo, sua excelência vem se destacando por opiniões polêmicas. A um juiz, e em tamanho cargo, melhor o silêncio para uma suprema decisão. O doutor Gilmar tem dito que se houver qualquer julgamento para torturadores deverá haver condenação dos atos terroristas. E tamanha frase de efeito tem ouriçado muitas opiniões de quem tem memória curta ou é bastante possuidor de segundas intenções.

A anistia, senhores, palavra que não foi usada pelos argentinos para perdoar os generais hermanos, é uma invenção com o nosso jeitinho brasileiro de ser. Acontece que nossa democracia, apesar de conquistada às duras penas, pareceu ter sido doada na distensão lenta e gradual do General Ernesto Geisel, que pediu que esperássemos o Figueiredo (alguém aí se lembra?). E se os militares estavam se retirando porque queriam, nós devíamos negociar esta saída. Muito culpa do Tancredo que conteve a comoção das diretas já. Se temos que voltar assim à democracia, quase que por graça e bondade dos militares, anistiemos os lados da guerra da luta dos iguais.

Que iguais, cara pálida? O massacre de uma ditadura militar sangrenta, com todo poderio de fogo do seu lado, amordaçando as liberdades democráticas e prendendo e arrebentando quem se opusesse a ela, era uma luta de lados opostos em igualdade de condições? Tivemos que aceitar a anistia deles para que os nossos pudessem voltar de um banimento cruel, para que pudéssemos expressar nossas idéias sem medo da prisão e da tortura, para que pudéssemos respirar. Que diabos de democracia era aquela farsa inicial?

Democracia é só agora, quando podemos exigir que, mesmo com um atraso atroz, os torturadores sejam, pelo menos, reconhecidos como tais, como aconteceu com o General Brilhante Ustra. E mais, na democracia plena podemos exigir a punição de quem, em nome do Estado, torturou e matou nos porões da ditadura. Os terroristas, que o supremo guardião da justiça quer agora punir também, para equiparar aos torturadores, já foram mortos, torturados e banidos do convívio com sua pátria e os seus parentes e amigos. Querem julgá-los por um crime que já foi pago com juros e correções monetárias?Todos agora podemos até concordar que os atos terroristas foram equivocados e que vitimaram inocentes. Mas no calor daquela luta, quem lembra sabe, não se tinha muita alternativa para resistir ao monstro fascista do Estado devorador. Podem ter errado, o que até nem acho, mas já pagaram. A tortura, no mínimo a psicológica – que também fere e dói demais – e a dor cruel imposta pela limitação física de não pertencer a um Estado que foi tomado por usurpadores das instituições, já não foi castigo bastante? E os torturadores sofreram o quê? Só se for dor de consciência, para quem tem essa dor. Os demais fazem coro com os indignados de agora. Meninos que acham que os terroristas devem ser punidos de novo: a vossa falta de memória é a segunda intenção dos torturadores. E, meritíssimo, antes de julgar não emita opinião, que não é permitido a um juiz. Escute os argumentos para fazer a justiça...
Edmar Oliveira - 05/11/2008


Fonte: Casa Lima Barreto
Posted by Picasa

Nenhum comentário: