dezembro 05, 2015

OUTRAS PALAVRAS: Nos subterrâneos da Indústria Farmacêutica; Educação Fora da Caixa – agora, num kit de ferramentas; Pro-Uni: radiografia de uma inclusão segregadora; SP: Ecos de Junho na luta dos secundaristas?; (Anti-)Jornalismo: a Escolinha do Professor Marinho; Grávidas encarceradas, retrato de um Judiciário falido; No Museu da Vale, imagens de uma terra devastada

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 590 - 4/12/2015



Nos subterrâneos da Indústria Farmacêutica
Viagem ao mundo do medicamento-mercadoria. A pesquisa submissa ao marketing. O trabalho infenal, nos laboratórios. A "eficácia das drogas atestada em estudos fraudados. Por Quentin Ravelli (Outras Palavras)

Educação Fora da Caixa – agora, num kit de ferramentas
O paradigma atual de ensino está em crise, mas a construção de um novo é aventura árdua. "Outras Palavras" publica, em capítulos, obra inspiradora voltada para quem se atreve a tanto. Por Alex Bretas (Outras Palavras)

Pro-Uni: radiografia de uma inclusão segregadora
Novo livro lança examina, em sua complexidade, programa que levou milhões de excluídos ao ensino superior -- mas fortaleceu modelo para o qual Educação não passa de mercadoria. Por José Tadeu Arantes, na Agência Fapesp (Outras Mídias)

SP: Ecos de Junho na luta dos secundaristas?
Protestos recuperam luta por serviços públicos, disposição de resistir e táticas desconcertantes que marcaram jornadas de 2013. Governo e PM mantêm mesma truculência. Por Tadeu Breda (Blog da Redação)

(Anti-)Jornalismo: a Escolinha do Professor Marinho
Na brutalidade da PM paulista contra adolescentes, agressões são atenuada por certos títulos e textos; seria imprecisão, se não fosse obediência a compromissos políticos… Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Grávidas encarceradas, retrato de um Judiciário falido
Por preconceito ou indolência de juízes, país mantém em presídios desumanos milhares de mulheres não condenadas, primárias ou que têm direito a prisão domiciliar. Por Leonardo Sakamoto, em seu blog (Outras Mídias)

No Museu da Vale, imagens de uma terra devastada
Quando capitalismo "civilizado" denuncia a si mesmo: obras de Vik Muniz expostas em centro cultural da mineradora, parecem antever catástrofe ambiental que estava por vir. Por Haroldo Lima
(Outras Palavras)

Nenhum comentário: